Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Quem tem alma não tem calma

Especialista em generalidades.

Quem tem alma não tem calma

Especialista em generalidades.

07
Fev17

1984, George Orwell

Quem tem alma não tem calma

lvorwell7n-1-web.jpg

 War is peace.

Freedom is slavery.

Ignorance is strenght.

 

1984, escrito em 1949 por George Orwell, é uma visão distópica do autor sobre a forma como o mundo estará dividido e como será governado nesse mesmo ano. Actualmente, voltou a estar no top de vendas e assume-se que seja em parte pelo estado da política mundial.

 

A obra retrata a Oceânia, uma das três potências mundiais, comandanda pelo Big Brother e, consequentemente, pelo partido no poder. Vive-se numa sociedade sem liberdade de expressão, na qual um pensamento indevido e uma expressão facial comprometedora são considerados crimes ("thought crimes"). É proibido apaixonar-se e o sexo resume-se ao objectivo da procriação. Mentes iguais e programadas e uma vida quase inexistente além do trabalho comandam a existência dos indivíduos, cabendo a esperança ao proletariado, os mais pobres que, por serem ignorados e reduzidos ao estatuto de animais, conseguem fazer o que nós consideramos um quotidiano normal.

 

Ler este livro é entrar numa montanha-russa de emoções, enquanto nos dá esperança, tira-nos, ao mesmo tempo, o tapete do chão. É sufocante imaginarmo-nos num mundo assim e apesar de 1984 já ter passado há muito, tudo parece cada vez mais actual.

E não se esqueçam, "Big Brother is watching you".